Mais um caderno de notas que reúne experiências no mundo de TI. Focado em infraestrutura de redes; sempre adaptando para evoluir, pois "Resistir é inútil, você será assimilado" (frase BORG - Star Trek)
O SSD (solid-state drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs).
Mas o que isso representa na prática? Muita evolução em relação aos discos rígidos. Por exemplo, a eliminação das partes mecânicas reduz as vibrações e tornam os SSDs completamente silenciosos.
Outra vantagem é o tempo de acesso reduzido à memória flash presente nos SSDs em relação aos meios magnéticos e ópticos. O SSD também é mais resistente que os HDs comuns devido à ausência de partes mecânicas – um fator muito importante quando se trata de computadores portáteis.
O SSD ainda tem o peso menor em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis; possui um consumo reduzido de energia; consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs (cerca de 70°C); e, por fim, realiza leituras e gravações de forma mais rápida, com dispositivos apresentando 250 MB/s na gravação e 700 MB/s na leitura.
Como otimizar o Windows 7 para SSD:
Hds SSD já se tornaram uma tendência irreversível e a cada dia se encontra mais perto de sua casa. Os benefícios em termos de velocidade são incontestáveis, porém o que muita gente não sabe é que para extrair realmente todo o potencial desses disquinhos é necessário fazer algumas alterações no seu OS.
A cerca de três meses atrás adquiri um SSD e tive que buscar informações sobre como tirar melhor proveito dele, nem todas as modificações no OS são unanimidades, portanto nesse pequeno texto falarei apenas das alterações recomendadas por todos.
O primeiro passo é dar preferência ao novo OS da empresa de Bill Gates (caso você use Windows), o Windows 7/Vista foi desenvolvido para dar total suporte a essa nova tecnologia e muitas otimizações são feitas automaticamente, assim como instalação e drivers. Mas segue abaixo a lista de modificações para melhorar o desempenho.
- Windows Indexing Service: Como SSD não tem problemas de tempo de acesso e não trabalha da mesma forma que Hds convencionais, ele não precisa ficar indexando a partição. Portanto desabilite essa opção assim como esse serviço.
Instruções: Start Menu -> Right-Click Computer -> Manage -> Services and Applications -> Services – > Right-Click Windows Search -> Startup type: Disabled -> OK
- Windows Defrag: Pelo mesmo motivo citado acima, não existe a necessidade de utilizar esse serviço que é apenas útil em Hds mecânicos. Desabilite essa opção assim como esse serviço.
Instruções: Start Menu -> Right-Click Computer -> Manage -> Services and Applications -> Services – > Right-Click Disk Defragmenter -> Startup type: Disabled -> OK
- Desabilite Page Files: Novamente uma dica que não tornará sua máquina mais rápida, mas poupará espaço no seu SSD. Dessa forma você liberará até 2GB de espaço no seu disco, porém é recomendado apenas para aqueles que possuem 3GB de RAM ou mais, pois se um programa ficar sem memória ele travará.
Instruções: Start Menu -> Right-Click Computer -> Properties -> Advanced System Settings -> Settings (Performance) -> Advanced Tab -> Change -> Uncheck Automatically manage -> No paging file -> Set -> OK -> Restart your computer
- Desabilite a Hibernação: Por questões de espaço não é recomendado utilizar esse recurso, o impacto não será tanto, já que um SSD reiniciará um sistema pouquíssimos segundos.
Instrução: Start Menu -> Type cmd -> Right-Click the cmd Icon -> Run as Administrator -> Type powercfg -h off -> Type exit
- Cache de Escrita: Não existe cache em SSD, então não existe benefícios ao utilizar esse recurso. Pelo contrário, existem relatos de usuários reclamando conflitos no SSD ao utilizar esse recurso. Portanto desabilite.
Intruções: Start Menu -> Right-Click Computer -> Manage ->Device Manager -> Disk drives -> Right-Click STEC PATA -> Properties -> Policies Tab -> Uncheck Enable write caching -> OK
- Firefox: No Firefox existe a opção de você utilizar o cache na RAM ao invés do HD em si, isso não tornará sua máquina mais rápida, mas como o espaço no SSD é escasso, melhor evitar utilização desnecessária.
Instruções: Abra o Firefox -> Digite about:config na barra de endereço -> Enter -> clique duas vezes em browser.cache.disk.enable coloque o valor como False -> Clique com botão direito em qualquer lugar -> Novo -> Integer -> Preference Name “disk.cache.memory.capacity” -> coloque o valor da memória em KB. Então 32768 para 32MB, 65536 para 64MB, 131072 para 128MB, etc. -> reinicie o Firefox
Existe também uma ferramenta gratuita feita pelos usuários do fórum da OCZ com boa parte dessas otimizações, eu nunca testei a ferramenta, mas a avaliação até agora tem sido bem positiva. Caso alguém tenha interesse basta procurar por SSDTweak.
Samsung teste do SSD vs HD
Kingston teste do SSD vs HD
Teste de Performance do OCZ Vertex 2 SSD
SSD & HDD Performance em Jogos
Kingston teste de resistência do SSD
SSD & HD boot e abertura de 50 aplicativos
Instalar um SSD no Windows 7 é tarefa simples, basta espetar o cabo SATA, o cabo de força e instalar o sistema operacional, e está feito!
Mas é só isso? Bem, pra ter certeza que você vai extrair 100% do seu todo-poderoso SSD e deixar seu sistema otimizado tem algo muito importantes de se verificar: o TRIM.
O TRIM é uma função que só existe no Windows 7 (o que por definição já o torna o sistema operacional ideal pra usar com SSD) e melhora a maneira como o sistema gerencia os arquivos no drive, tornando o processo mais rápido e confiável, um SSD com TRIM habilitado pode garantir de 10% a 15% mais velocidade de acesso.
Para ter o TRIM habilitado você precisa de duas coisas, Windows 7 e..um SSD com TRIM. Sim, nem todos tem, você precisa dar uma checada nas especificações do seu modelo para ver se o suporte existe.
Para ver se o comando já está habilitado, e habilitar caso não esteja, faça o seguinte:
- Clique no botão Iniciar do Windows
- Em todos os programas, vá em acessórios e clique com o botão direito do mouse em "Prompt de Comando" e selecione "Executar como administrador"
- Digite o seguinte comando: “fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0″ sem aspas
Se o resultado for 0, comemore, o TRIM está habilitado.
Vamos as vantagens:
Inicia quase na metade do tempo do que um com HD.
Hibernar e desligar, é impressionante, praticamente imediato.
Qualquer operação que faz uso do SSD se torna muito mais rápida. Ex: Abrir aplicações pesadas como Photoshop, Autocad e Corel draw. Copiar arquivos. Salvar arquivos de vídeo, etc.
Não existem partes móveis, logo não existe barulho, SSD é extremamente silencioso.
Retirando o fato do write endurance, a durabilidade da SSD é infinitamente maior se comparado ao HD.
Resistencia a impactos, vibrações, altas temperaturas e altitude.
Consome muito menos energia, logo a bateria do notebook irá durar muito mais e seu desktop também ira consumir menos energia.
O tamanho do SSD é normalmente uma vantagem, proporcional a sua capacidade, poderia até caber dentro de um relógio.
Tudo vai depender para qual fim você utiliza o seu computador, mas de maneira geral a principal vantagem do SSD é a velocidade, seu computador vai ficar muito mais rápido. Posso dizer que de uma forma que fazia tempo que eu não percebia, não voltarei mais para o HD.
Observações: "Nunca" desfragmente seu SSD, diferente de um HD tradicional os dados nunca se fragmentam em unidades sólidas, colocar seu SSD para desfragmentar ao invés de ajudar apenas piora a situação, pois o Defrag tentar corrigir um problema que não existe, e por tabela, diminui a vida útil do seu SSD.
Última edição por NyanDere; 27-11-2012 às 01:09 PM.
Tt Overseer RX-I l ASRock Z68 Extreme4 Gen3 l Intel Core i5 2500K l Antec Kühler H₂O 620 l His AMD Radeon HD7970 3G l 2x4G DDR3 1866 G.Skill Ripjaws X l SSD Intel 520 120G l HD Western Digital Caviar Black 1T 64mb Sata 3 l Logitech F710 l LG WH14NS40 l SteelSeries Sensei l Ducky Shine 2 l Dell u2311h l Fonte XFX 650W XXX Edition l Auzen X-Fi Forte l Logitech Orbit l Edifier E1100 Plus 2.1 l Sennheiser PC 330
Tabela de comparação entre SSDs - Por NyanDere e RHBH
A tabela em questão tem o intuito de simplificar a escolha do SSD para usuários que possuem pouco tempo, então ela foi elaborada de uma forma prática por mim (Nyan) e um amigo do fórum Adrenaline (RHBH), então aqui abaixo está o gráfico que nós fizemos: Versão 3.3 - Link: https://vfzmcw.sn2.livefilestore.com/y1pXCckysf5h4Wrm1I4hNw4DQ57_27ImuQ1_W6EvgASIoBSTIe t-c5oh3Ad1pcu01z0SKmYUk4YS_qQqLH7YxFBCgRCnrvbrzJf/Tabela%20SSDs%20V3.3.png?psid=1
Modificações / Change Log:
Tirem bom proveito dele!
Efetividade do consumo do SSD em dispositivos portáteis (notebooks e ultrabooks)
Quanto o consumo do SSD influencia na bateria de um notebook? A NotebookCheck testou os Samsung 830, 840 e 840 Pro e Intel 510/520 e comparou o tempo de bateria em cada modelo num notebook Asus N56VM (o N56VZ usa o mesmo HD e a mesma bateria). Com dois multímetros (cada um com um cabo de 5V), eles puderam tirar este grafico:
Percebam que o consumo no Samsung 830 (Samsung MCX) é muito baixo na leitura em 4K e é o mais alto em acessos sequenciais, enquanto o Intel 520 (SandForce SF-22xx) possui valores de consumo bem mais baixos em acessos sequenciais e mais que o dobro de consumo em leitura 4K. Uns perguntaram aqui no tópico antes se o valor de consumo alto em acessos sequenciais é um incômodo, se poderia tirar a avaliação "S" do Samsung 830, e bem... A verdade é que a maioria dos acessos a disco são da natureza 4K, e nada melhor que gráficos concretos que palavras para provar:
Estes testes dos gráficos em azul foram efetuados com o BatteryEater no modo de leitura (Reader's Test, teste que aproveitaria mais o consumo em idle de um HD/SSD), só que a diferença é que o WLAN foi ligado. Os testes dos gráficos em laranja foram feitos durante o uso do programa IOMix Performance. Deduzindo que um HD de notebook (tomo o Seagate 750GB do Asus N56VM como referência) consumiria 1W em idle, estimo que a bateria duraria cerca de 300 minutos (cinco horas) nessas situações, mostrando que o SSD influi mais na bateria em situações onde o consumo da máquina é bem menor (ou seja, sem estresse do processador), já que a diferença entre o 830 e o 520 foi bem pequena no IOMix, onde o consumo do Samsung 830 seria maior, porém ele se livraria tão rápido das tarefas que os valores sequenciais não trariam tanto impacto no consumo. Mas o consumo em idle e em 4K (read/write) que pode provar também que situações comuns como a navegação também influenciam muito na bateria. Vejam o exemplo do Asus N56VZ, que possui um HD Seagate de 1TB:
Surfing with WLAN - 3h14m
Considerando que um SSD faria a leitura de dados mais rapidamente que um HD (assim acabando com aquelas benditas travas e demoras ao ler a página), se livrando mais rápido das tarefas, poderiamos ganhar cerca de 1h de navegação dependendo do caso, já que as leituras são feitas com blocos pequenos, natureza de arquivos bem condizente às leituras/escritas em 4K. Não tem testes gráficos diretos para mostrar isso, mas olhando o que foi mostrado com os gráficos acima, podemos dizer que investir num SSD que tenha melhor consumo com menores blocos de arquivos é uma boa pedida. E mais, isso também mostra o motivo de darmos maior preferência ao consumo durante a ociosidade de um drive e acessos de blocos pequenos. Isso que acaba diferindo um Plextor M5S de um OCZ Vertex 4, que possui consumo semelhante a um HD, porém até mesmo o Vertex 4 com o consumo alto como o HD poderia melhorar o tempo de bateria, por causa de sua agilidade como SSD.
Ao escolher um SSD para notebook, valorize a tabela de consumo sim, mas não fiquem incomodados em usarem um Corsair Neutron ou um OCZ Agility 4 num notebook, pois até eles melhoram o consumo de um notebook. Com menor impacto que um SSD com valores mais amigáveis, sim, mas com uma vantagem perceptível em relação ao HD também.
Todos os testes que eu vi, e todos que tem dizem que não da para comprar com os discos mecânicos, é realmente tudo isso?
Outra coisa, vocês acham que 120gb é suficiente para Windows 7 + Office e "programinhas básicos" + Jogos(BC2, GTAs, Dirt2 e mais alguns outros pequenos)?
cara...acho que sim..no meu note que tem 120GB eu ponho Windows Vista Ultimate+ TODOSos programas do mundo+um zilhão de fotos e ainda sobra 75GB....acho que da sim cara
"And everything under the sun is tune, but the sun is eclipsed by the moon."
cara...acho que sim..no meu note que tem 120GB eu ponho Windows Vista Ultimate+ TODOSos programas do mundo+um zilhão de fotos e ainda sobra 75GB....acho que da sim cara
Opa valeu Raul, interessante e tu tem muitos programas? hehehe
Meu medo é ficar apertado e eu ter que usar o HD "mecânico"...
Postado originalmente por RRunner
Nossa, vai fundo. Esse OCZ é arquitetura MLC ainda, dizem serem os melhores dos melhores!
120 GB dá e sobra Ricardo. O tempo de acesso dos SSD´s é humilhante
vc não se arrependerá!
Cara eu nem sei o que é esse MLC, mas tu falando assim já fiquei empolgado! :rolleyes:
Então como falei para o Raul o meu maior medo é ficar apertado, eu geralmente não sou de ficar instalando "um zilhão" de jogos no PC, até porque só deixo instalo os que jogo sempre jogo que são do steam, é Bad Company, GTA IV e EFLC, Dirt2 e uns outros tipo Zulma Revange hehehe :p
Não gosto de ficar com pouco espaço sabe, gosto de uma folguinha tipo uns 30gb... :o
Uma outra dúvida SSD consomem mais energia do que um normal? e em jogos eu vou notar essa diferença que vocês falam tipo no loading etc...?
0 comentários:
Postar um comentário