domingo, 27 de novembro de 2011

Rodas quadradas

AS RODAS QUADRADAS - Workshop


O líder está puxando a corda na frente o time está empurrando atrás. A carroça pode representar a organização, as Rodas Quadradas são as coisas que funcionam, mas nem sempre de forma suave e as rodas redondas - já dentro da carroça - representam as idéias que poderiam fazer a carroça ou a organização operarem de forma tranqüila. Entretanto, a comunicação é difícil e as visões quase sempre críticas!


Esta ilustração das Rodas Quadradas (a primeira de uma série) introduz as pessoas à idéia de usar um cartoon para representar a organização e seus processos. Esta primeira ilustração gera uma enorme quantidade de discussão e idéias sem que as pessoas e os departamentos assumam uma posição defensiva. Nossas outras ilustrações são usadas para levar o grupo a uma jornada de criatividade, qualidade, trabalho em equipe e comunicação com o objetivo de gerar envolvimento e participação ativas.

Com humor e criatividade, nós fornecemos ferramentas para que possa "se afastar da carroça e adquirir uma nova perspectiva", o que ajuda a minimizar a resistência a mudança e facilita as melhorias buscadas.

Esta abordagem foi desenvolvida nos últimos 15 anos e é muito prática para ser utilizada com qualquer tipo de grupo. É utilizada por consultores e gerentes em todos os tipos de organização incluindo aí as Fortune 500, pequenas e grandes empresas, indústrias, escolas, universidades, órgãos estaduais e federais no mundo todo.

Explicação da Metáfora:

O paradoxo da maioria dos sistemas e procedimentos é que nós estamos sempre tão ocupados puxando daqui e empurrando dali para atingir nossas metas atuais que se torna muito difícil dar um passo atrás e de forma objetiva olhar para a situação de maneira a descobrir oportunidades de melhoria de desempenho. É também um fato que a liderança está de alguma forma isolada do pessoal de apoio e que as perspectivas vão ser diferentes.

Muitas vezes, este é o comentário que ouvimos:

"Nós não somos como o desenho, nós empurramos a carroça morro acima!!".

ou

"As Rodas Quadradas já estão na carroça, exatamente como aqui, as soluções também já estão dentro de casa...".

Algumas das ilustrações possuem temas e mensagens específicas, mas a maioria pode trazer uma variedade de significados e conexões. Nós usamos as Rodas Quadradas como uma ferramenta para despertar o aprendizado prático, a perspectiva que leva à reflexão, envolvimento, participação e um senso de paternidade sobre as idéias.

Alguns dos temas incluem:

• Gerenciando e liderando a mudança

• Melhoria CONTÍNUA de qualidade

• Coaching para aumento de performance

• Criatividade

• Visão de processos e sistemas diferenciada

• Crescimento e desenvolvimento pessoal

• Aumento de produtividade

• Habilidades para gerenciamento e liderança


A efetividade das Rodas Quadradas é impressionante. Com elas sua organização vai:

• Rapidamente envolver, engajar e impulsionar as pessoas em discussões práticas de aumento de performance,

• Gerar um sentido de envolvimento ativo e paternidade (ownership) das idéias,

• Gerar criatividade e engajamento do grupo (teamwork),

• Estimular um alto grau de objetividade e perspectiva focada em como as coisas funcionam agora e as possibilidades de melhoria,

• Gerar idéias e energia, assim como o envolvimento e pressão positiva dos pares, para implementação e mudança e,

• Trabalhar de forma intensa tanto no "chão de fábrica", nas linhas de frente e nas altas gerências e direção da empresa.


Outro fator interessante é o de que as ilustrações não possuem realidade. As Rodas Quadradas não representam, na maior parte de seu conteúdo, nenhuma situação ou realidade - elas operam como os testes Rorschact ou Inkblot (Como os desenhos que nenhuma figura formam, mas podem ter diversas interpretações por quem os vê - muito usados em testes psicotécnicos).

As pessoas projetam suas próprias crenças e visões na ilustração, permitindo então que se observem alguns dos padrões de pensamento e cultura da organização por ouvir e analisar as reações e respostas.

Energize sua equipe, aumente a capacidade realizadora da sua empresa, desenvolva ao máximo sua performance e resultados de maneira consistente e divertida. Temos envolvido e integrado as equipes com atividades pouco convencionais para clientes como : YAHOO! VISA, Visanet, Banco ABN Real, Microsoft, Folha de São Paulo, IBM, Pirelli, CTBC Telecom (Grupo Algar), Dixie Toga (ItapBemis), Nabisco entre muitos outros.



Fonte:
http://www.cadulemos.com.br/rodasQuadradas.htm
Reações:

0 comentários: