terça-feira, 15 de outubro de 2019

Windows - Horário de verão 2019 | Como preparar os servidores e estações para NÃO alterarem o horário?

 

Como muitos sabem, o governo determinou que este ano não haverá horário de verão.
Sendo assim, os relógios não serão adiantados em 1 hora no dia 3 de Novembro conforme previsto.
Bom para alguns, ruim para outros, mas para os administradores de TI esse tipo de alteração sempre gera uma certa preocupação...
O problema entorno do assunto é que os Sistemas Operacionais (Windows) já estão pré-configurados para adiantarem automaticamente seus relógios e para que isso não ocorra é necessário alterar essa configuração.
Reuni a seguir as informações mais importantes e o que você deve fazer para que as máquinas permaneçam com o mesmo horário e tudo continue funcionando.

Updates do Windows

A Microsoft incluiu em seus updates desde Julho deste ano (2019) a desativação do horário de verão.
Se você mantém as máquinas com os últimos updates instalados, os sistemas operacionais já estão preparados e não mudarão o horário.
Abaixo está a lista dos updates por sistema operacional e o link caso você queira baixar e instalar manualmente ou distribuí-los via WSUS e System Center.
--------------------------------------------------------------------
Versão do Sistema Operacional: Windows Server 2008, 2008 R2, 2012, 2012 R2, Windows 7, 8, 8.1
Atualização: kb4507704
Link para download: https://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=4507704
Exige reinicialização?: Não
--------------------------------------------------------------------
 Versão do Sistema Operacional: Windows Server 2016, Windows 10
Atualização: kb4507459
Link para download: https://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=4507459
Exige reinicialização?: Sim
--------------------------------------------------------------------

Pontos de Atenção

  • As atualizações até o Windows Server 2012 R2 e 8.1 não exigem reinicialização e são pequenas, menores que 700 kb. Já as atualizações para Windows 10 e Server 2016 exigem a reinicialização e chegam a 1.4 gb.
  • Se as máquinas não se atualizam há muito tempo pode ser que ainda estão com a configuração de 2017 e ao invés de adiantarem o relógio dia 3 de Novembro, a alteração ocorrerá dia 20 de Outubro.

Desativando através de GPO (Group Policy Object)

Se por algum motivo você não pode atualizar as máquinas (o que é altamente recomendável), siga os passos a seguir e efetue o ajuste sem grandes esforços.
1º Passo: Abra o Group Policy Management (gpmc.msc no executar) através de um Domain Controller (Servidor AD) ou de um computador que possua o RSAT instalado, clique com o botão direito na OU que deseja aplicar a GPO e selecione a primeira opção "Create a GPO...".
Insira um nome e clique em ok.
2º Passo: Clique com o botão direito na GPO e selecione Edit...
3º Passo: Navegue até "Computer Configuration > Preferences > Control Panel Setings", clique com o botão direito em "Scheduled Tasks", vá em New e selecione a opção Immediate Task (At least Windows 7).
Observação: Caso você ainda possua máquinas com o Windows XP ou Server 2003, após criar a task conforme abaixo, crie também uma task com a opção Immediate Task (Windows XP).
4º Passo: Insira um nome para a Task, clique no botão "Change User or Group...", altere para a conta system e mantenha as demais opções conforme o exemplo abaixo. Ao terminar vá para a guia Actions.
5º Passo: Clique em New..., insira no campo Program/Script: %SystemRoot%\System32\cmd.exe e no campo Add arguments(optional): /c TZUTIL /s "E. South America Standard Time_dstoff" .
6º Passo: Clique em ok duas vezes para concluir as configurações e pronto, a GPO está configurada e basta aguardar que as máquinas da OU que você aplicou recebam as alterações.
Atenção: Caso o fuso horário seja diferente de (UTC-03:00) Brasília, o mesmo será alterado para essa opção ao aplicar a GPO.
-------------------------------------------------------------
fonte: https://www.linkedin.com/pulse/hor%C3%A1rio-de-ver%C3%A3o-2019-como-preparar-os-servidores-e-para-anacleto/

0 comentários: