segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O que é um No-Break?


Apenas no Brasil esse produto é conhecido como No-Break, em todo o mundo ele é conhecido como UPS (Uniterruptle Power Supply). E é exatamente isso que ele é, uma fonte de alimentação ininterrupta de energia elétrica.



Seu principal objetivo é proteger sua carga (PCs, Servidores, Periféricos ou outros equipamentos eletrônicos) contra defeitos ou falhas no fornecimento da energia elétrica. Falhas essas que podem provocar danos no hardware, perda de dados ou indisponibilidade no sistema.

Estabilizadores e Filtros de linha atuam apenas na proteção do hardware, só um No-Break pode proteger o seu sistema contra perda de dados e mantê-lo ativo mesmo num blackout. Existem várias tecnologias de projeto de No-Breaks (topologías) utilizadas hoje e as mais populares são : Standby, On-Line e Line-Interactive.

No-Break Standby

No-Break On-Line Simples Conversão



Quando a energia está disponível ela passa pelos circuito de filtragem e estabilização disponibilizando uma energia "limpa" na saída. Ao mesmo tempo o carregador está ativo e carregando a bateria (azul), porém o inversor está desligado. Quando há falta da energia o inversor é ativado e passa a alimentar a saída (vermelho)

Vantagens : Alto MTBF devido a : poucos componentes eletrônicos e inversor permanecer desligado até a falha da energia. Baixo consumo de energia. Melhor aproveitamento da bateria devido a sua utilização apenas quando há uma falha na energia elétrica (aumentando sua vida útil)

Outras características : Tempo de transferência para entrar em modo bateria, ou seja, tempo para ativar o inversor (de 4 a 8ms).
Quando a energia está disponível ela passa pelos circuito de filtragem e inversor. O inversor carrega a bateria e utiliza a energia da bateria para disponibilizar uma energia "limpa" na saída (azul e vermelho). Quando há falta da energia o inversor simplesmente mantém a alimentação da saída ativa via bateria (vermelho).

Vantagens : Não tem tempo de transferência e pode ser utilizado em cargas com fontes lineares. Possibilita ótimos níveis de regulação sem um circuito de estabilização na saída.

Outras características : Possui maior utilização da bateria, diminuindo sua vida útil.

No-Break Linha-Interativa Line Interactive

No-Break On-Line Dupla Conversão


Quando a energia está disponível ela passa pelos circuitos de filtragem, inversão e estabilização disponibilizando uma energia "limpa" na saída. Nesse momento a bateria está sendo carregada pelo inversor (azul), que fica sempre ativo. Quando há falta da energia o inversor inverte o sentido de operação e passa a alimentar a saída (vermelho).

Vantagens : Alto MTBF devido a : poucos componentes eletrônicos. Baixo consumo de energia. Melhor aproveitamento da bateria devido a sua utilização apenas quando há uma falha na energia elétrica (aumentando sua vida útil)

Outras características : Tempo de transferência para entrar em modo bateria, ou seja, tempo para inverter o sentido de operação do inversor (de 2 a 4ms).
Funcionamento : O retificador esta permanentemente alimentando a bateria, que alimenta o inversor. O conjunto bateria/inversor é responsável pela alimentação da saída (azul e vermelho). Quando há falta de energia o conjunto bateria/inversor continua a fornecer energia independente da entrada (vermelho).

Vantagens : Não tem tempo de transferência e pode ser utilizado em cargas com fontes lineares. Possibilita ótimos níveis de regulação sem um circuito de estabilização na saída.

Outras características : Possui maior utilização da bateria, diminuindo a vida útil e diminuindo o MTBF. Alta distorção harmonica na entrada e baixo rendimento (alto consumo da energia).



Copyright©2002-Black Box do Brasil



Reações:

0 comentários: