domingo, 23 de janeiro de 2011

Apple sempre esteve em meu coração, diz Wozniak



Vinicius Aguiari, de INFO Online
Sábado, 22 de janeiro de 2011 - 20h24
Cristiano Sant´Anna/Flickr Campus Party
Apple sempre esteve em meu coração, diz Wozniak
O cofundador da Apple, Steve Wozniak, durante sua palestra na Campus Party Brasil
 
SÃO PAULO - O cofundador da Apple, Steve Wozniak, realizou hoje a palestra de encerramento da Campus Party Brasil 2011. O evento reuniu 6 800 campuseiros da última segunda até hoje, no Centro de  Exposição Imigrantes.
Wozniak aproveitou sua apresentação para falar de sua história. Seria desagradável se sua história não fosse determinante para tornar a tecnologia popular da forma a qual nós a conhecemos hoje.

Leia também:
Wozniak partiu falando de sua juventude. “Eu era um de vocês quando era jovem. Eu adorava tecnologia, adorava música, e adorava criar coisas novas. Muitos de vocês terão empresas no futuro”, afirmou ele.
Em seguida, ele comentou como surgiu seu interesse pelo desenvolvimento de equipamentos. “No colégio, eu comecei a criar computadores por acidentes depois que descobri uma revista com linguagem binária em minha casa. Não existia nenhum professor. Eu via computadores de outras empresas e me desafiei em fazer cada vez melhor. Pensei em usar chips de forma que ninguém tinha feito até então”, revelou. “Então, certa vez eu criei um computador que tinha muitos chips e uma arquitetura estranha. Eu mostrei para o meu pai e ele disse ‘bem, isso custa tanto quanto a nossa casa’”, completou.
Durante a faculdade, Wozniak disse que não era um gênio em todas as disciplinas, chegando até a ser reprovado em algumas delas. Quando ele precisava de algum dinheiro, arrumava um emprego. Foi assim que ele chegou até a Hewllet Packard.
Adotando uma fala conciliatória, Wozniak disse que as paixões tecnológicas não devem criar divisões. “Não precisamos brigar se uma pessoa usa uma plataforma diferente da nossa, se uma pessoa usa outro serviço de e-mail.”
Foi nesse período também que Wozniak conheceu Steve Jobs. O primeiro dispositivo que eles criaram e colocaram à venda foi a “Blue-box”, que realizava ligações telefônicas de forma gratuita.
“Quando você cria um dispositivo, você adquire habilidades. Quando eu criei meu primeiro computador completo e as pessoas estavam sobre o meu ombro admiradas, Jobs disse ‘nós devemos fundar uma empresa’”, revelou.
Quando fundou a Apple, em 1976, Wozniak tinha 25 anos. Jobs estava com 21. Quando eles lançaram o Apple 2, em 1977, revolucionaram o mercado de computadores pessoais.
“A Apple era pequena empresa quando começou. Hoje, as pessoas adoram seus produtos. Hoje ela determina os rumos da tecnologia criando smartphones, tablets e abrindo lojas personalizadas ao redor do mundo”, declarou.
Questionado como é o seu relacionamento com Jobs no momento, Wozniak disse que eles sempre foram amigos, que se ligam e se falam de vez em quando.
Sobre sua saída da Apple, ele disse que confiava nos engenheiros da empresa naquela época. “Eu peguei o telefone e disse para Jobs que iria terminar minha faculdade. Mas não deixei a empresa. A Apple sempre esteve no meu coração”, declarou.
Hoje, Wozniak é diretor da Fusion-io, empresa de soluções de armazenagem e arquitetura de dados. Ele também é fundador da Fundação das Fronteiras Eletrônicas.


0 comentários: