quinta-feira, 30 de setembro de 2010

No encurtador de URL da Google, uma surpresa: a criação de códigos QR


No encurtador de URL da Google, uma surpresa: a criação de códigos QR

(http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/09/30/no-encurtador-de-url-da-google-uma-surpresa-a-criacao-de-codigos-qr)
Por Redação do IDG Now!
Publicada em 30 de setembro de 2010 às 20h16
Atualizada em 30 de setembro de 2010 às 21h51
Apresentado como "easter egg" por um engenheiro da empresa, o recurso permite criar códigos bidimensionais que podem ser lidos por celulares.
O anúncio da liberação, de forma independente, do Google URL Shortener, encurtador de URLs da Google, trouxe uma surpresa adicional: a capacidade de criação de códigos QR – códigos bidimensionais que, lidos por softwares instalados em celulares com câmera, levam o usuário a visitar determinado site.
O recurso foi apresentado como “easter egg” (ovo de páscoa – nome que se dá a truques ocultos e não documentados, incluídos nos softwares) pelo engenheiro Matt Cutts, da Google, em sua conta no Twitter.

Secret goo.gl easter egg: take a link like http://goo.gl/LFwS and add ".qr" to get a QR code! See http://goo.gl/LFwS.qrless than a minute ago via web
Para criar um código QR que leva a determinado site, basta que o usuário encurte a URL original, copie o endereço encurtado (que começa com http://goo.gl) e o cole em uma nova aba do navegador. Em seguida, é preciso adicionar “.qr” (sem as aspas) ao final do endereço e teclar Enter.
Não se sabe até quando o recurso estará disponível. Segundo rumores que circulam na web, a criação de código QR por meio do encurtador de URLs da Google só funcionaria até sexta-feira (1/10).
Quem tem um celular com câmera e algum software de decodificação de códigos QR (que, em inglês, recebe o nome de QR code reader) pode experimentá-lo usando as imagens abaixo para visitar, no aparelho móvel, as publicações online da Now!Digital, que edita o IDG Now!.

0 comentários: