quinta-feira, 2 de abril de 2009

Novos produtos de virtualização começam a agitar guerra no setor


Cabeçalho.jpg


2009/03/20

Framingham - VMware, Microsoft, Citrix, Oracle e Red Hat se movimentam e prometem batalha pelo controle do mercado de virtualização.
Enquanto a VMware segue como líder em virtualização, a Citrix e a Microsoft acabam de anunciar novos produtos que não apenas solidificam a aliança contra a subsidiária da EMC como buscam eliminar falhas em seus portfólios.

A Red Hat também acaba de anunciar uma nova linha de ferramentas de virtualização de código aberto, assim como a Oracle segue mandando sinais de que está pronta para embarcar com mais força neste mercado. Katherine Egbert, analista de Linux da Jefferies & Co, divulgou um relatório que diz: "diversas fontes da indústria indicam que a Oracle vai, em pouco tempo, melhorar a oferta de virtualização de servidores ao comprar a empresa privada Virtual Iron".

O esforço anterior da Oracle no front da virtualização foi embarcar um hypervisor de código aberto nas suas aplicações. Ao comprar a Virtual Iron, o quinto maior fornecedor de virtualização, afirma Egbert, seria uma maneira de melhorar o desempenho da Oracle no setor. E qual foi a resposta da VMware aos seus competidores? Deixar a própria tecnologia falar por si. Chris Wolf, analista do Burton Group, criou um teste para comparar as diversas ofertas de virtualização (veja um resumo da apresentação em inglês). O comparativo de Wolf foi criado sobre demandas de empresas reais e não sobre os discursos dos fornecedores.

O ESX da VMware foi o único que passou no teste, conta Wolf, atendendo 100% das necessidades apontadas. Apesar do bom desempenho dos produtos dos competidores, eles não estão no mesmo nível, afirma o analista.


Citrix lança NetScaler Web 2.0
2009/04/16

A Citrix Systems lança nesta quinta-feira, 16, o NetScaler Web 2.0 que integra a tecnologia Push com objetivo de enfrentar as cargas geradas pelos atuais aplicativos interativos na infraestrutura de servidores.

Segundo a empresa, o NetScaler é a primeira solução capaz de controlar e otimizar a entrega de aplicativos levando dados direta e simultaneamente a milhares de usuários, retirando o peso desta tarefa dos servidores web. Como resultado, o custo de servidores para a entrega de aplicativos Web 2.0 pode ser reduzido de cinco a dez vezes.

A tecnologia Push Web 2.0 já está disponível para as edições Enterprise e Platinum do NetScaler.


Citrix anuncia NetScaler Web 2.0
2009/04/16

Citrix divulga a primeira tecnologia Push da indústria para Web 2.0, como recurso integrado a sua linha de produtos Citrix NetScaler. A técnica pioneira foi projetada para enfrentar as cargas geradas pelos atuais aplicativos interativos Web 2.0 na infraestrutura de servidores. Enquanto os aplicativos Web 2.0 possibilitam uma nova era de funcionalidade e agilidade aos usuários finais, a utilização destes recursos de computação via servidor é ainda muito ineficiente. Para criar uma experiência interativa mais rica, os aplicativos Web 2.0 devem manter uma conexão direta com os servidores back-end por períodos prolongados, consumindo recursos do data center e comprometendo o desempenho e a escalabilidade. O NetScaler é a primeira solução capaz de controlar e otimizar a entrega de aplicativos levando dados direta e simultaneamente a milhares de usuários, retirando o peso desta tarefa dos servidores web. Como resultado, o custo de servidores para a entrega de aplicativos Web 2.0 pode ser reduzido de cinco a dez vezes.

Na correria do dia-a-dia, os usuários dependem cada vez mais de tecnologias interativas Web 2.0 para administrar atividades pessoais e profissionais, enviando informações relevantes e recebendo atualizações automaticamente. Por exemplo, clientes de bancos online podem optar pelo envio automático de informações financeiras - como depósitos, liquidações ou saques - para o terminal da sua escolha. Outros aplicativos web também fazem uso da tecnologia Push, como feeds de vídeo e notícias para assinantes móveis; consoles de monitoramento para redes elétricas; jogos multi-player, vendas e suporte com sistemas de bate-papo para aplicativos sob demanda; e mash-ups tecnológicos. Até aplicativos empresariais são beneficiados por informações em tempo real produzidas por servidores de dados e ferramentas de Business Intelligence e análise.

A implementação desses aplicativos pode ser cara para provedores de serviços e requerer a aquisição de racks de novos servidores para suportar apenas um volume moderado de usuários desses aplicativos. Por meio da tecnologia Push Web 2.0, o NetScaler é capaz de transmitir esses dados para os usuários diretamente dos sistemas NetScaler instalados a frente do datacenter, aliviando a infraestrutura do servidor back-end e eliminando a administração de dezenas ou centenas de conexões individuais.

Rica experiência web com custo mínimo
Um dos diferenciais da nova tecnologia Push Web 2.0 do NetScaler é a capacidade de habilitar recursos de “publish-and-subscribe” (publicar e assinar) e suportar a transmissão pró-ativa de dados do servidor até o cliente. Essa abordagem pode ser usada para enviar fluxos contínuos de informações novas ou atualizadas, criando a ilusão de interação em tempo real. O resultado é uma interface muito dinâmica e ágil para o usuário.

Essas novas características permitem ao NetScaler livrar os servidores back-end de tarefas ineficientes, reduzindo o número de servidores necessários.Esta redução no data Center, aumenta a utilização dos servidores e a execução das mesmas tarefas empresariais com um número menor destes, cortando despesas em até 90% e reduzindo o consumo de energia, a refrigeração e o custo fixo operacional.


Reações:

0 comentários: