sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Recuperação de um disco dinamico

Estava eu fazendo um mirror de uma instalação Windows 2003 - (nota: não aconselho nem a pau que se use espelhamento por software), tudo certinho os discos convertidos para dinamico, dados espelhados, quando resolvi fazer um teste simulando a falha de um dos discos..

Ok, eu ja esperava que desse problema, tentei confiar que o Tio Bill fosse dar uma mãozinha, mas já achando que o meu tava na reta; dito e feito, o segundo disco não bootava.

Falha detectada: erro no MBR, eu achei que o mirror fosse espelhar tb o MBR, ledo engano..

E agora como recuperar a MBR sem ter que reinstalar? Afinal "fdisk /mbr" é pra windows 9x e eu tava com Windows 2003!!! Vai saber!!?

Google daqui, technet dali, até que encontrei: coisa mais simples, tava logo ali na minha cara, porem dificil de acreditar que fosse só isso:

Basta rodar o CD de instalação e escolher a opção de recuperação.
Seguir os poucos passos até chegar ao prompt
Bastou digitar: fixmbr e rebootar.

Pronto, agora eu tenho um sistema realmente testado e in-tolerante (sic) a falhas de HD, mas não de falhas de S.O - mas isto é outra historia.

Nota: Ainda prefiro e recomendo fortemente RAID por hardware essa coisa de deixar o S.O. tratar problemas de hardware não funciona direito.

Nota2: Malditos HDs da Maxtor!!!Prefiro Western Digital, Hitachi, Seagate ou Samsung nessa ordem ou na ordem inversa caso a questão seja financeira..

0 comentários: