Mercado de SSD cresce, puxado por popularidade dos ultraportáteis
Taipé - Procura por laptops de baixo custo vem puxando um crescimento explosivo na demanda por discos baseados em memória flash, diz Samsung.
A popularidade dos laptops de baixo custo vem puxando um crescimento explosivo na demanda por discos em estado sólido (SSD, do inglês solid state drive), afirmou a Samsung ao anunciar três novos produtos na linha.
Os discos SSD são feitos a partir de chips de memória NAND e substituem os discos rígidos (HDs) com algumas vantagens, como maior velocidade, menor peso e tamanho e menor consumo de energia.
O mercado de SSDs vai crescer 57% anualmente até 2011, segundo a Samsung.
A companhia anunciou que vai começar a produzir três novos modelos de baixa capacidade - de 8GB, 16GB e 32GB. Os dispositivos de armazenamento serão, em média, 30% menores que um HD de 2,5 polegadas, normalmente usado em notebooks e mini-laptops.
Os novos SSD também serão mais rápidos que a geração anterior. Eles poderão ler dados a até 90 MB por segundo e a velocidade de gravação varia entre 25 MB por segundo e 70 MB por segundo, dependendo do modelo.
A geração anterior fazia leitura a até 57 MB por segundo e gravava a até 32 MB por segundo.
O mercado global de netbooks - como convencionou-se chamar os laptops ultraportáteis de baixo custo - deve movimentar mais de 8 milhões de unidades neste ano, chegando a 18,3 milhões em 2009, segundo a taiwanesa Market Intelligence Center (MIC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.